top of page

Um pouco sobre videiras

Atualizado: 2 de out. de 2020

Que as videiras fazem parte do gosto mundial ninguém discorda, não é? Tem para todos os gostos, seja natural, no preparo de sorvetes, bolos, tortas, geleias, sucos ou o famoso vinho.

É comum ficar em dúvida qual é melhor opção para ter no quintal, afinal são mais de 60 espécies diferentes. No brasil são divididas, principalmente em uvas finas e uvas comuns.

Uvas finas: são Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Tannat, Ancellotta, Pinot Noir e Egiodola, mais expressivas no sul do país, e as cvs. Syrah e Alicante Bouschet, mais importantes na Região Nordeste. Novas alternativas de uvas tintas, como Tempranillo e Touriga Nacional, entre outras. E as uvas finas brancas, cvs Moscato Branco, Riesling Itálico, Chardonnay, Prosecco, Trebbiano, e Moscato Giallo, e, na região Nordeste, as cvs. Chenin Blanc, Moscato Canelli e Itália, esta última também utilizada como uva de mesa.

Uvas comuns: as principais cultivares tintas são Isabel, Bordô, Concord,, com grande aptidão para a elaboração de suco, mas também usadas para a produção de vinhos; as cultivares Jacquez, Herbemont e Cynthiana, usadas para vinho e suco; e, Couderc Tinto e Seyve Villard Tinto, híbridas interespecíficas, também usadas para a produção de vinhos e suco. As principais uvas comuns brancas destacam-se as cultivares Niágara Branca e Niágara Rosada, Couderc 13, Moscato Embrapa, BRS Lorena e Seyval, do grupo das híbridas interespecíficas. Muito usadas como uvas de mesa, especialmente a Niágara Rosada e a Isabel.

Apesar de ser uma muda de clima mediterrâneo, se adapta a diferentes condições, prefere uma temperatura entre 15 e 30 graus e muita luz para se desenvolver da melhor maneira possível. Se dá bem em qualquer tipo de solo, com exceção de muito encharcado. Precisa de um suporte para crescer e se desenvolver. E de podas de formação, para ajudar a formar a muda, deve ser feita até que ela ganhe o formato desejado. E de produção, que é recomendada todo ano no período de repouso, durante o inverno, é o que faz a planta ter mais vigor na vegetação e na frutificação. Simples não é?


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page