top of page

Ervas medicinais e seus usos!

Atualizado: 16 de set. de 2020


É comum que com a correria do dia a dia e vários outros fatores que nosso corpo acabe sentido e nos “avisando” que alguma coisa não vai bem. E Muitas vezes recorremos ao uso de químicos para resolver o problema, o que nem sempre é uma boa solução. Mas é fato que desde os tempos antigos o ser humano faz uso de algumas ervas naturais para combater certos males.


Temos várias espécies e cada uma tem o seu potencial medicinal, é comum nos lugares mais afastados do nosso país, onde a disponibilidade de profissionais de saúde é bem menor, o uso desse conhecimento para o tratamento de várias doenças desde as relacionadas a saúde mental até as relacionadas a saúde física.

Vamos falar de algumas delas?


Alecrim: usado em compressas é um ótimo aliado contra contusões e hematomas, também pode ser um usado contra enxaquecas,memória e ajuda a melhorar a imunidade. Além de ser um ótimo como tempero não é?

Boldo: por sua ação estimulante da vesícula biliar, diurética, antiespasmódica, anestésica,

antioxidante, entre outras, é indicado no tratamento de dores de estômago e problemas no fígado.

Carqueja: Há quem diga que por seu gosto particularmente amargo é um ótimo aliado no tratamento de problemas no fígado, estomacais e digestivos.

Capim-limão: também conhecida como falsa erva-cidreira, é utilizado para tratar gases e problemas de estômago, também considera-se que seja um leve sedativo, analgésico e anti-reumático.

Erva-Cidreira ou Melissa: é muito utilizada em algumas partes do país como calmante, além de de ser um ótimo remédio contra cólicas e dores de cabeça leve.

Hortelã: é comumente usada no tratamento de problemas no estômago, náusea e vômito. Também há quem diga que tem propriedades calmantes.

Manjericão: muito recomendado para tratar irritações na garganta e tosse, mas também pode ser usado no controle da ansiedade e insônia.

A crença popular nessas ervas é bem intensa, porém como qualquer produto, natural ou não, pode ter reações negativa do organismo, portanto é sempre bom procurar um profissional antes de fazer uso de qualquer um desse produtos.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page