top of page

Dicas para uma horta perfeita!

Não existe nada mais prazeroso do que colher hortaliças fresquinhas na hora de fazer uma deliciosa refeição. Fazer uma horta, hoje em dia, não precisa ser uma tarefa dificil. Basta sequir as dicas certas e colher os frutos do sucesso! Vamos começar?




O local certo e um bom solo:


Antes de mais nada o local da sua horta deve ser escolhido com disponibilidade de água e muita luz natural. O ideal é que receba luz solar pelo menos 4 - 5 horas durante o dia. Para uma terra fofa, revire-a cerca de 15 com de profundidade e retire pedras, mato e qualquer tipo de lixo.


Utilize sementeiras

As sementeiras podem ser bandejas de isopor/plásticas ou simplesmente copinhos descartáveis. Elas são o inicio de tudo e é a partir delas que suas primeiras hartaliças vão surgir (caso você opte por comprar sementes e não plantas já adultas). A terra usada para germinação , chamada de substrato, precisa ser espefica para essa finalidade. O substrato precisa estar sempre úmido e devem ser plantadas, no mínimo, três sementes para garantir que pelo menos uma vingue.


Use brita e bidin


Coloque uma camada de bidin e um pouco de brita no fundo da horta para melhorar a drenagem da água. Essas preocupações previnem o endurecimento e o desmanche da terra.


Aposte na praticidade dos canteiros


Plantar as hortaliças em canteiros, ao invés de longas fileiras, é a maneira mais prática de cultivar sua horta. Os canteiros devem ser elevados entre 10 e 15 cm do chão e estar a, no mínimo, 40 cm de distância um do outro.


Intercale variedades


Intercalar variedades diferentes de hortaliças só traz vantagens para você, pois assim se consegue colher variadas culturas em um mesmo canteiro. Mas não deixe de pesquisar quais plantios são compatíveis. Por exemplo, a colheita de alface pode ser seguida pela de rúcula, a de manjericão pode ser seguida por cebola e assim por diante.


Uma opção interessante: plante na vertical


Se existir essa possibilidade, aproveite!  Você pode sustentar frutas, legumes e vegetais como tomate, feijão, ervilhas, abóbora, melão em treliças, cercas e estacas. Plantas que se desenvolvem verticalmentel aproveitam mais a circulação do ar ao redor das folhas, evitando doenças provocadas por fungos.


Use SEMPRE adubo orgânico


Para adubação de canteiros, os adubos químicos por serem prejudiciais à saúde e a natureza, portanto devem ser evitados. Recomenda-se o uso apenas de adubos orgânicos como húmus de minhoca, esterco curtido e terra vegetal. Priorize sua saúde e da sua família!



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page