top of page

Dicas de como plantar e cuidar da sua muda de laranja

Atualizado: 15 de set. de 2020



Não tem nada melhor que uma fruta colhida no pé ou um suco fresquinha. Não é mesmo?

Além de produzir frutos deliciosos a laranja é fonte de cálcio, potássio, sódio, fósforo e o mais famoso e que mais sobressai em sua composição é a vitamina C.

Um fato interessante é que durante as grandes navegações muitos tripulantes sofriam deficiência severa de vitamina C. Assim os capitães passaram a obrigar seus tripulantes chupar laranja, um hábito que salvou muitas vidas.


E agora vamos a algumas dicas. Primeiro é bom estar atento ao clima, uma laranja precisa de uma temperatura entre 23 à 32 ºC. É importante estar atento a qual clima cada variedade se adapta melhor. Também é necessário que o local do plantio conte com bastante iluminação solar, que contribui com a produção de vitamina C, e é aí que entra a poda de limpeza que é recomendada para permitir entrada de luz solar na copa da árvore.

É recomendado plantar as mudas na estação das chuvas, porém é possível realizar o cultivo em qualquer época do ano. No entanto a muda tem mais chances de pegar se for plantada em dias nublados.

Retire o plástico que envolve a muda antes de colocá-la na cova acima do nível do solo, cerca de 5 cm. As covas devem ter abertura de 40 x 40 x 40 centímetros e também ter de 6 a 7 metros de espaçamento entre linhas e de 3 a 2 metros entre plantas. O solo não deve ser ralo e nem fácil de encharcar. É importante que seja profundo e permeável.

Quando necessário pode ser feito a adição de calcário para ajustar o PH da terra, de preferência, utilize adubo orgânico durante a primavera e o verão para melhorar as condições do solo.

Nos primeiros dois anos, surgem abaixo da copa brotações que, assim que nascem, devem ser retiradas manualmente. Assim como ramos ladrões, mortos ou doentes. E também é importante estar sempre atento a ataque de pragas, como pulgões, moscas-das-frutas, lagartas, cochonilhas, ácaros e formigas. Algumas doenças comuns em laranjeiras são verrugose, melanose, mancha preta e cancro cítrico, um dos grandes temores de quem produz laranja, dada a sua capacidade de provocar enormes prejuízos. Atacada, a planta deve ser arrancada e queimada.


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page