top of page

Cultura e beleza, Biribá

O biribá é uma árvore nativa da região amazônica e da mata atlântica, considerada uma bela árvore ornamental que varia de 4 a 18 metros, com a copa densa em formato cônico. É uma planta muito indicada para paisagismo ou recuperação da vegetação em áreas degradadas. O que nem todos sabem é que a sua madeira é considerada a melhor para a fabricação do famoso berimbau. Os nomes são até parecidos e não é coincidência.

Essa árvore produz uma madeira muito resistente, muito utilizada na construção civil, para estacas, serviços de marcenaria entre várias outras utilidades. Outro encanto dessa planta são suas flores, com uma coloração que vai do amarelo ao branco e são extremamente perfumadas e os frutos doces e saborosos, que além de serem ótimos para as mais diversas receitas, desde sucos e sorvetes até mesmo biscoitos e recheio de bolo, entre outras receitas.

São extremamente ricos em vitaminas, como C, B1 e B2, potássio, proteínas, lipídios, fibras, aminoácidos, ferro e cálcio.Características que faz com que seja um ótimo aliado no controle do peso, no fortalecimento dos ossos e músculos, além de ser um poderoso anti-inflamatório, ajuda regular o funcionamento intestinal e a fortalecer o sistema imunológico. Enfim uma planta que vale a pena ter no jardim, afinal não só deixa qualquer cantinho muito mais atraente como também faz muito bem a saúde!


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page